Manual Enade 2021

Publicado em: 14/07/2021 12:28:07

Manual Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes edição 2021


1. SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - SINAES

        A Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, com o objetivo de assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes.

      O SINAES tem por finalidades melhoria da qualidade da educação superior a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

 


2. EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES - ENADE

O Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes - Enade, é o componente do SINAES que visa avaliar o desempenho dos estudantes da graduação.

O Exame levará em conta o desempenho dos estudantes em relação:

A) aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação;

B) suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento; e

C) suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo inscrito no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular com relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.

Da realização do Exame derivam duas notas:


A) Nota Enade: que é o conceito que varia de 0 a 100 atribuído aos estudantes;

B) Conceito Enade: que é o conceito que varia de 1 a 5 atribuído ao curso, calculado levando em consideração a média das Notas Enade de todos os alunos que realizaram o Exame.

 


3. CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - CPC

O Conceito Enade, por sua vez, é componente do Conceito Preliminar de Curso (CPC) atribuído para atestar a qualidade de um determinado curso.

 Vale ressaltar que o Enade e o Questionário são os componentes mais substanciais deste conceito, pois o Enade tem 55% de participação na nota, enquanto o questionário tem 15%, os outros 30% são compostos pelo Censo da Educação Superior.

Quando um curso obtém um CPC menor do que 3, está sujeito a sofrer sanções do Ministério da Educação, podendo até mesmo incorrer em seu fechamento. Desta forma, a dedicação do aluno participante é fundamental, que deve levar a sério o Exame buscando um bom resultado, assim, colaborando para a obtenção de um CPC satisfatório, valorizando o seu curso e seu futuro diploma.

 


4. CURSOS QUE PARTICIPARÃO DO ENADE 2021 

Na UNIR os seguintes cursos participação da edição 2021 do ENADE:

Porto Velho

Artes Visuais Licenciatura

Ciências Biológicas Bacharelado

Ciências Biológicas Licenciatura

Ciência da Computação Bacharelado

Computação Licenciatura

Ciências Sociais Bacharelado

Ciências Sociais Licenciatura

Educação Física Licenciatura

Filosofia Licenciatura

Física Licenciatura

Geografia Bacharelado

Geografia Licenciatura

História Bacharelado

História Licenciatura

Letras - Português Licenciatura

Letras - Inglês Licenciatura

Matemática Licenciatura

Música Licenciatura

Pedagogia Licenciatura

Química Licenciatura

 Ariquemes

Pedagogia Licenciatura

Guajará-Mirim

Letras - Português Licenciatura

Pedagogia Licenciatura

Ji-Paraná

Física Licenciatura

Matemática Licenciatura

Pedagogia Licenciatura

Rolim de Moura

História

Pedagogia Licenciatura

Vilhena

Pedagogia Licenciatura

Ensino à Distância

Letras-Português Licenciatura

 


 5. QUEM PARTICIPA DO ENADE 2021

São habilitados a participar do Enade 2021 os estudantes vinculados aos cursos avaliados no Enade 2021, na qualidade de:


A) ingressantes: que tenham iniciado o curso no ano de 2021 e tenham integralizado de 0 (zero) a 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do curso até dia 29 de agosto de 2021;

B) concluintes: que tenham integralizado 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do curso e não tenham colado grau até 29 de agosto de 2021, ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até julho de 2022.

Porém, os estudantes ingressantes habilitados, devidamente inscritos pelas Unir, ficarão dispensados da participação no Enade 2021, tendo sua situação de regularidade atribuída pelo Inep, já os concluintes ficam convocados para participarem.

O estudante que estiver vinculado ao curso, independentemente da sua situação de matrícula (trancada ou afastado da Instituição de Educação Superior), estando habilitado, como ingressante ou concluinte, deverá ser inscrito no Enade 2021. Já o estudante que não tiver mais vínculo com a Unir, seja por ter colado grau ou qualquer outro motivo, até o dia 29 de agosto de 2021, é considerado como não habilitado ao Enade 2021, estando automaticamente dispensado desta edição do Exame, devendo tal situação, quando pertinente, ser registrada em seu histórico escolar

O estudante habilitado para o Enade 2021 será inscrito pela Unir, mesmo que tenha registro de sua participação em edições anteriores do Exame.

 


6. DA ESTRUTURA DO EXAME

A realização do Enade 2021 abrangerá a aplicação dos seguintes instrumentos:

Prova: destinada a aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais ou no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Questionário do Estudante: destinado a levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados dos estudantes no Enade e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação e de IES.

Questionário de Percepção de Prova: destinado a levantar informações que permitam aferir a percepção dos estudantes em relação à prova, auxiliando, também, na compreensão dos resultados dos estudantes no Enade.

6.1. Questionário do Estudante

O Questionário do Estudante, instrumento de caráter obrigatório, deverá ser preenchido completamente pelos estudantes concluintes inscritos, exclusivamente no Sistema Enade, disponível no endereço <enade.inep.gov.br>. Seu preenchimento completo é elemento necessário para a atribuição da regularidade do estudante perante o Enade 2021.

O preenchimento completo do Questionário do Estudante é requisito necessário para a visualização do local da prova, que estará disponível para consulta no Sistema Enade, no endereço <enade.inep.gov.br>. O preenchimento do Questionário do Estudante é de atribuição do estudante concluinte inscrito, sendo indevida a interferência de terceiros nas respostas.

A interferência na autonomia do estudante no preenchimento do Questionário é considerada uma irregularidade, conforme disposto no art. 1º da Portaria nº 1.442, de 9 de dezembro de 2016. Assim, aquele que interferir na autonomia do estudante durante o preenchimento do Questionário do Estudante estará sujeito às sanções civis, administrativas e/ou penais cabíveis.

6.1.1. Objetivos do Questionário do Estudante

O Questionário do Estudante tem por objetivo levantar informações que permitam:

A) Caracterizar o perfil dos estudantes; e

B) O contexto de seus processos formativos.

Tais resultados são relevantes para a compreensão dos seus resultados no Enade e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação.

Seguem exemplos de questões do questionário:

6.2. Prova

As provas do Enade possuem 40 questões com a seguinte estrutura:

10 questões de Conhecimentos gerais 

8 de múltipla escolha

2 discursivas, onde avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.

30 questões objetivas de Formação Específica

27 objetivas

3 discursivas.

6.2.1. Da Realização das Provas

O estudante concluinte habilitado devidamente inscrito pela IES, vinculado ao curso oferecido na modalidade presencial, realizará a prova no município de funcionamento do curso.

O estudante concluinte habilitado devidamente inscrito pela IES, vinculado a curso oferecido na modalidade EaD, realizará a prova no município do polo de apoio presencial a que esteja vinculado, que será indicado pelo coordenador de curso

O local de prova do estudante será informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, que será disponibilizado no endereço <enade.inep.gov.br>, conforme o item 1.3 deste Edital.

No dia de realização das provas, os portões de acesso aos locais de aplicação serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília-DF).

A aplicação da prova terá início às 13h30 (horário de Brasília-DF) e término às 17h30 (horário de Brasília-DF), em todos os estados e no Distrito Federal.

A aplicação da prova para o estudante com solicitação de tempo adicional aprovada terá início às 13h30 e término às 18h30 (horário de Brasília-DF), em todos os estados e no Distrito Federal.

O acesso à sala de provas será permitido com a apresentação de documento de identificação com foto válido, conforme itens 15.2 ou 15.4, utilização de máscara de prevenção à Covid-19 e dentro do horário estabelecido neste Edital, ainda, levar o Cartão de Confirmação da Inscrição. (ilustrar com imagens)

As provas e Questionários dos Estudantes podem ser consultados em <Provas e Gabaritos — Inep (www.gov.br)>

 

 

 

 

Fonte: https://in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-36-de-12-de-julho-de-2021exame-nacional-de-desempenho-dos-estudantes-enade-2021-331807144 e http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm


<<
Janeiro 2022
>>
DoSeTeQuQuSe
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526
27
2829
3031