Sobre a Monitoria Acadêmica


O que é o Programa de Monitoria Acadêmica?

 

É um programa que visa preparar o discente para a atividade de docência, mesmo nos cursos com grau de bacharelado, e promover melhoria na qualidade de ensino da graduação, articulando teoria e prática, na produção do conhecimento. A atividade de monitoria, além do caráter formativo para o monitor, deve contribuir para o desempenho satisfatório de outros discentes que estejam enfrentando dificuldades na aprendizagem nas disciplinas objeto da monitoria ou que desejem aprimorar o seu conhecimento nas respectivas disciplinas.

 

Como faço para ser monitor?

 

Você tem que participar do processo seletivo, realizado pelo Departamento do seu curso, que ocorre uma vez por ano, geralmente no início do ano letivo.

 

Como faço para participar de processo seletivo da monitoria?

 

Você deve entrar em contato com seu Departamento para maiores informações. 
Segundo art.15§2° da Resolução n°388/CONSEA/2015:

Para inscrição no processo seletivo, o candidato deverá comprovar:
I - ter cursado o mínimo de 02 (dois) períodos letivos;
II - ter cursado a disciplina objeto da monitoria ou sua(s) equivalente(s) ou, ainda, ter cursado disciplinas de caráter mais abrangente, a critério do Departamento, e nelas obtido média igual ou superior a 60,0 (sessenta) e não ter coeficiente de rendimento inferior a 50,0 (cinquenta) no histórico escolar;
III - apresentar declaração de disponibilidade de tempo para exercer a Monitoria (formulário 05);
IV - apresentar declaração de não acúmulo de bolsa (formulário 06);
V - Currículo Lattes atualizado.

Além destes documentos, serão solicitados outros definidos em edital específico.

  

Quais critérios serão utilizados no processo seletivo?

  

Segundo o art.18 da Resolução n°388/CONSEA/2015:

I - na prova escrita será avaliado o domínio do conteúdo da(s) disciplina(s) na(s) qual(is) o monitor irá atuar, cabendo a cada examinador atribuir uma nota de zero (0) a cem (100);
II - na análise do histórico escolar, serão considerados os requisitos constantes do art.15, parágrafo 2º, cabendo a cada examinador atribuir-lhes uma nota de zero (0) a cem (100);
III - a nota final de cada avaliação será a média aritmética simples das notas conferidas pelos examinadores com análise do rendimento escolar;
IV - será considerado classificado no processo seletivo para o Programa de Monitoria Acadêmica o candidato que obtiver nota igual ou superior a sessenta (60) em cada uma das avaliações;
V - no caso de empate, terá preferência àquele que tiver cursado maior número de créditos;
persistindo o empate, aquele que apresentar maior coeficiente de rendimento;
VI - a divulgação dos resultados far-se-á após a realização da última avaliação, dando-se conhecimento das notas de cada examinador em cada avaliação e da nota final, com a respectiva classificação, através da ata da seleção.

  

Estou no primeiro período. Posso ser monitor?

  

Não. Para se inscrever no processo seletivo o aluno deverá comprovar, entre outros requisitos, ter cursado o mínimo de dois períodos letivos. (Art.15§2°, I da Resolução n°388/CONSEA/2015)

 

Sou estagiário e recebo bolsa, posso ser monitor?

 

Se o estágio for remunerado, você só pode ser monitor voluntário. Segundo o art 20 da Resolução n°388/CONSEA/2015: É vedada a acumulação da Bolsa de Monitoria com qualquer outra modalidade de bolsa interna ou externa.

Entre a documentação exigida ao candidato à monitoria, está a declaração de não acúmulo de bolsas (formulário 06 da Resolução retromencionada).

 

Recebo bolsa de outro programa, posso ser monitor?

 

Pode ser monitor voluntário, pois segundo o art 20 Resolução n°388/CONSEA/2015: É vedada a acumulação da Bolsa de Monitoria com qualquer outra modalidade de bolsa interna ou externa.

 

Por quanto tempo posso ser monitor?

 

Conforme o art. 19 da Resolução n°388/CONSEA/2015: Ao aluno monitor será permitido o exercício da Monitoria por no máximo 02 (dois) anos letivos, consecutivos ou não, numa mesma disciplina ou em disciplinas diferentes.

 

Posso trocar de disciplina na monitoria?

 

Não. Você só pode ser monitor da(s) disciplina(s) para a(s) qual (is) fez a seleção.

 

Quando posso receber o certificado de monitoria?

 

Conforme o art. 21 da Resolução n°388/CONSEA/2015:

O monitor terá direito ao Certificado de Monitor, expedido pela PROGRAD, mediante solicitação do monitor (formulário 13), obedecendo os seguintes critérios:
I- frequência mínima de 75%;
II- apresentação de todas as frequências (formulário 07), relatórios de atividades mensais (formulário 08) e relatório final (formulário 09);
III- avaliação final satisfatória do Professor Orientador (formulário 10);
Parágrafo único. No caso do não cumprimento dos 75% será expedida, pela PROGRAD, declaração de participação no Programa de Monitoria Acadêmica, sendo desnecessário somente o inciso III do Art. 21.

 

A conta para pagamento da bolsa monitoria pode ser conta poupança?

 

Não. A conta deverá ser corrente, conforme exigência da Coordenação de Finanças.

 

Não localizo ou não recebi o meu certificado/declaração ao término da minha monitoria. Tenho direito a uma segunda via? Como solicitar essa segunda via?

 

Primeiramente, o monitor que não tenha recebido certificado/declaração de monitoria deverá entrar em contato com o  Departamento do seu curso para ter certeza que o certificado não se encontra disponível lá.
Caso realmente o certificado não se encontre no Departamento ou o aluno já o retirou mas deseja uma segunda via, deverá enviar uma solicitação via e-mail para programas.prograd@unir.br informando seu nome completo, o curso onde tenha realizado o programa de monitoria, a disciplina que prestou monitoria, o período em que realizou a monitoria e o orientador à época.
A demanda será respondida em até 3 dias úteis, através do endereço de e-mail que foi usado para solicitar a demanda.

Atualizado em: 26/11/2019


<<
Janeiro 2022
>>
DoSeTeQuQuSe
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526
27
2829
3031